quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Princípios e bases da Gestão Democrática

PARTE 1




PARTE 2

MÓDULO II

MÓDULO II


UNIDADE 1- Por que promover a gestão democrática na escola públicas?

# Leitura da Unidade I (material online)
# Registrar no diário de bordo as reflexões, dúvidas e dificuldades (2
horas p/ esta atividade)

# Fórum de discussão:Diante das vivências realizadas nas escolas para
a construção dos planos de estudos e organização da Proposta
Curricular, registrar no fórum as principais atividades que buscaram
promover a gestão democrática na escola.


UNIDADE 2- Como promover espaços de participação de pessoas e setores
da comunidade nas escolas?

# Leitura da Unidade 2 (material online). Registrar no diário de bordo
as reflexões, dúvidas e dificuldades (2 horas p/ esta atividade)


UNIDADE 3- Como construir autonomia na escola?

# Unidade 3 (material online). Registrar no diário de bordo as
reflexões, dúvidas e dificuldades
(2 horas p/ esta atividade)

# Atividade coletiva: TRABALHO FINAL Utilizando o material como fotos,
entrevistas, registros e atas de reuniões,  elabore e poste no
ambiente do curso –Diário de Bordo,  uma apresentação/ou um vídeo/ou
fotos mostrando como acontece o envolvimentos das pessoas no processo
de gestão da sua escola.  (2 horas para esta atividade)


UNIDADE 4- Como estimular ações inovadoras, capazes de modificar o
ambiente de formação e trabalho nas escolas?

# Leitura da Unidade 4 (material online). Registrar no diário de bordo
as reflexões, dúvidas e dificuldades (2 horas p/ esta atividade)


# Atividade coletiva: Organizar, em equipe preferencialmente com o
Conselho Escolar, palestra/reunião envolvendo representantes de todos
os segmentos da escola, delegando a cada um, a responsabilidade de
articular e estimular ações inovadoras, capazes de modificar o
ambiente de formação e trabalho nas escolas. Envie para seu tutor a
avaliação do resultado do evento feita pela equipe.

# Fórum de discussão: Que conclusões a equipe gestora pode apresentar
sobre como estimular ações inovadoras  capazes de modificar o ambiente
de formação e trabalho na escola?

DISCUSSÃO MÓDULO I

Por que no século XX as coisas começaram a mudar Educação Ler o conteúdo completo desta unidade, que está disponível na Biblioteca. Atividade: Registre sua reflexão em seu Diário de Bordo, depois clique em conferir para conhecer os comentários sobre esta atividade.

R: As coisas começaram a mudar a partir do séc. XX porque a escolaridade se tornou obrigatória para todas as crianças, bem como o governo começou a se preocupar em investir mais na educação e não apenas para pessoas que possuem condições para pagar os estudos, e sim com acesso a todos. A globalização também é um fator muito importante, pois mantém as pessoas informadas e atualizadas. O acesso ao conhecimento através das novas tecnologias oportuniza a capacitação do desenvolvimento integral da pessoa. A era da informatização via rede nos dá o direito de obter a comunicação e a mesma informação em tempo real em todos os cantos. Mesmo assim ainda se enfrentam problemas relativos à qualidade de ensino, uma vez que há excesso de informação, impedindo que haja de fato o conhecimento. (ELIZA)

A partir do século XX, muitas mudanças ocorreram na educação,principalmente na cultura, política e educação. Houve também um crescimento muito grande das cidades, fazendo as escolas atenderem um número muito grande de alunos. Com a constituição de 1934, estabelece a gratuidade e obrigatoriedade do ensino primário. (Deise, MArli Ott, Marli P, Benvinda)


Através das diversas leituras percebi que, mais especificamente,no século XX é que a educação passou a ter uma importância real para todos,independente de classe social ou sexo, tornando–se pública e gratuita. É no século XX que acontecemos maiores avanços no Brasil em termos de: cultura, com a Semana de Arte Moderna; na política com o fim da República e o início do Estado Novo – Era Vargas, ocorrem também mudanças na economia e na legislação trabalhista. A urbanização nas cidades aumenta e na Educação, além das grandes reformas educacionais é criado o Manifesto dos Pioneiros da Educação que luta por uma Educação gratuita para todos os cidadãos brasileiros. Apesar disso a educação tornou-se obrigatória, porém vieram problemas que foram acumulando-se ao longo desses anos e que acabaram tornando o ensino público fraco e sem qualidade, dentre eles: a desvalorização do magistério, a evasão escolar,o excesso de repetências nas escolas. Entendo que é preciso continuar a buscar soluções para melhorar a qualidade de nossa educação com estudo, com motivação, mesmo que as pedras no caminho, as vezes, sejam grandes, mas temos que procurar sempre o melhor para nós, educadores e para nossos alunos. (ADRIANA F)

O Desafio da Educação Inicialmente a educação foi pensada numa sociedade agrícola tendo como objetivo a transmissão de um conhecimento elitista, destinado ao filhos das camadas mais ricas da população. Com a Revolução Francesa e o processo de democratização da sociedade, que passa a ser industrial e, portanto operário, surge uma nova demanda, preparar os sujeitos para esta sociedade, e por sua vez atender aos filhos das camadas trabalhadoras, tendo como função social a Preparação para o Trabalho (Primeiro para formar e disponibilizar operários, mais tarde para ensiná-los a lutar por direitos e pela organização da classe operária), formando um cidadão crítico e atuante. Neste período, o foco da educação era garantir o acesso de todas as camadas sociais, assegurado pela gratuidade, instituição do ensino público e pela obrigatoriedade do Ensino Fundamental. Uma vez garantido o acesso, temos um grande contingente de educandos na Escola. Abre-se espaço para uma nova sociedade, onde as famílias (em especial a mulher) saem de casa para trabalhar, pelo sustento, para o conforto e o acesso às novas tecnologias, sugestionadas pelo sistema capitalista. Este por sua vez predomina na sociedade atual estimulando o consumismo desenfreado, assim o trabalho acaba por ocupar praticamente todo o tempo das famílias. Ao final do século 20, a família deixa de atender as suas funções básicas de educar, impor limites, transmitir valores, noções elementares de higiene, saúde e alimentação, pois desde a mais tenra idade, as crianças passam a ser responsabilidade da escola, quando o acesso à Educação Infantil, assim o permitir. A Escola, por sua vez, não consegue dar conta em seu, espaço/tempo de quatro horas diárias de toda esta demanda: inclusão tecnológica, educação ambiental, educação especial, educação sexual, apoio psicológico, prevenção às doenças às drogas e tantas outras que julgam ser nossa função, acumuladas à construção do conhecimento que julgamos ser a nossa real função. A Constituição Federal/ 1988 no capitulo III, seção I, artigo 205 afirma: “ A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Este é o grande desafio, que enquanto gestores e educadores, estamos vivendo neste início do século 21. Pensarmos uma escola que atenda ao que todos, Estado, Família e sociedade consideram responsabilidade total e unicamente da Escola.(RÚBIA, ROSANE M, SIRLEI GOI)

A escola desde um passado bem remoto, tinha a tarefa de transmitir às novas gerações o conhecimento e as normas de convivência consideradas necessárias aos mais jovens. Na Antiguidade a preocupação com a formação cultural daqueles que iriam constituir as camadas dirigentes estava presente. A educação dos meninos era para a convivência pública e para a guerra. Quando existia, a escola destinava-se apenas aos filhos das camadas mais ricas da população.A escola pública atualmente recebe um grande número de alunos de todos os tipos e origens, ficando uma pequena minoria as escolas privadas onde as famílias tem poder aquisitivo e com isso tem condições de pagar um ensino particular e rotulado muitas vezes como o melhor. As nossas escolas sofrem com o descaso dos governos, estão sucateadas, sem acervo bibliográfico, sem recursos humanos suficientes para desempenhar o verdadeiro papel de escola. A partir do século XX a educação brasileira teve um importante crescimento motivado pela industrialização e com isso muitas pessoas que viviam na zona rural migraram para as grandes cidades com isso houve uma procura maior pela escola influenciada por esses motivos. Antigamente como atualmente nossas escolas sofrem com o excesso de reprovação, altos índices de evasão, muitos alunos que começam o primeiro ano do ensino fundamental conseguem completar toda essa etapa. Nossos jovens hoje não sentem atraídos pela escola, muito acham que não há necessidade de estudar, apenas quando estão na idade adulta em que procuram um emprego e é solicitado qual o seu grau de estudos que se deparam com a importância dos estudos, muitos voltam a freqüentar os bancos escolares, embora fora da faixa etária é o único meio de terem um emprego melhor e uma vida mais digna. A missão de cada escola, de cada gestor, de cada professor é promover o pleno desenvolvimento doEducando, preparando-o para a cidadania e qualificando-o para o trabalho e sobre tudo prepará-los para a vida , para enfrentarem os obstáculos que o mundo moderno, globalizado vai impor a eles, principalmente quando forem disputar uma vaga no mercado do trabalho. As escolas juntamente com seus gestores procuram a cada dia romper barreiras impostas pela sociedade, governos, famílias, o mundo agitado e cruel, dessa forma torna-se necessários prepararmos nossos jovens para a vida para enfrentarem o futuro que a cada dia se torna incerto, drogas são oferecidas aos olhos da lei, as famílias desestruturadas não cumprem mais o seu papel que era de educar, dessa forma mais uma função para a escola. Hoje nos educadores fizemos sem dúvida o papel de pais e mães pois alunos chegam doente na escola, levamos a uma unidade de saúde para ser examinado, vacinação já está sendo função da escola, alunos agredidos ou violentados a escola encaminha para o conselho tutelar tomar as devidas providências, com isso o que será que sobra para os pais? (SANDRO)

Apenas nas últimas décadas, e mais expressivamente nos últimos anos, é que é o número de matrículas de crianças e jovens em idade escolar começou a crescer, com a Democratização da escola.As mudanças mais visíveis se dão no campo das tecnologias da informatização e da comunicação, que interferem em todas as áreas de conhecimento, tanto na velocidade de sua produção/criação quanto nas suas conseqüências para a população. O papel da escola é levar o aluno a compreender estas inter-relações de modo significativo. (CARMEM)

Função social da escola Conforme a visão do nosso grupo gestor e também de alguns professores a escola é uma instituição formadora com a função de transformar os sujeitos, isto é, desenvolver atividades que trabalhem integralmente os valores, atitudes e responsabilidades. Sendo a escola um espaço democrático dentro da sociedade contemporânea, deve possibilitar o desenvolvimento critico trazer informações, contextualizá-las e dar caminhos para o educando buscar mais conhecimento, a sociedade cobrará postura e cumprimento de seus deveres o que é fundamental. Na nossa escola os projetos que constam no PPP tem alcançado melhoria com o envolvimento das famílias a partir da discussão em reuniões, numa tentativa de reestruturar a família, o interesse dos pais pelo futuro de seu filho, de oferecer reflexão de questões relativas de respeito ao próximo, suas culturas, etnias e orientação sexual, preservação do meio, entre outros... Através de avaliações externas como por ex. o SAERS, a escola alcançou um nível satisfatório em relação às demais escolas a nível municipal. (AUDIA, ELIZABETH, CLEIDE )

A educação deixou de ser um privilégio de poucos, muitos começaram a ter acesso a educação , a escola, não só os filhos da elite. Os avanços que foram acontecendo, a luta de muitos, as próprias transformações a nível de mundo, tecnológicas, sociais e do próprio sistema. (MARLI OTT)

Porque a educação nas suas origens permitia a presença de uma escola que atendia somente segmentos minoritários da população, dando acesso exclusivamente aos filhos das elites, sendo que por volta dos anos 30, já no século XX, esta situação começou a mudar e nas últimas décadas ocorreu a expansão da escolaridade, sendo obrigatória para todos, e o poder público também proporcionou mais investimentos na educação, pois a escola é a única instituição que a sociedade criou para transmitir às novas gerações o conhecimento sistematizado. (NEIDI OSTER)

Ao fazer o estudo desta unidade pude observar que a educação/escola sempre teve sua importância, pois sempre esteve presente na formação das comunidades, mas só no século XX o acesso à escola começou a ampliar-se, independente de classe social ou sexo, tornando-se pública e gratuita. Grandes avanços ocorreram no Brasil neste século. Na cultura, a Semana de Arte Moderna; na política, o fim da Republica Velha e o início do Estado Novo, que com Vargas provocou mudanças na economia e na legislação trabalhista. Surgem as primeiras indústrias que fazem crescer o processo de urbanização com aumento da demanda em educação, fazendo com que ocorressem grandes reformas educacionais, sendo criado o Manifesto dos Pioneiros da Educação, que luta por uma educação gratuita e para todos os brasileiros. Já naquela época queria-se a aproximação entre escola, família e parceiros. É no século XX que é dada a educação a devida importância, apesar de que junto com os avanços vieram problemas. Ganhou-se, que mais crianças passaram a freqüentar a escola, mas com fracasso escolar e problemas de qualidade da educação, que vem se acumulando ao longo dos anos, causando evasão escolar, excesso de repetências nas escolas e desvalorização do magistério. Precisamos continuar insistindo, procurando uma solução para a educação, mas acredito que sozinhos não iremos longe é preciso à união e comprometimento de toda a comunidade escolar e muita motivação para melhorar a qualidade da educação deste país. (LUCIANA M)

SUGESTÕES DE VíDEO

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LADISLAU



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